A exemplo de iniciativa que está obtendo bons resultados em Santa Helena, o vereador Cristiano Metzner (Suko) sugere que a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon também crie um Programa Municipal de Energia Sustentável. O objetivo é criar subsídio para que os munícipes adquiram sistema de energia fotovoltaica, com regras definidas por legislação específica.
CLIQUE AQUI – E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
A cidade de Santa Helena, através da administração municipal, desenvolveu um Programa de Energia Sustentável, regulamentado por lei e com recursos próprios do município, sendo que somente em 2023, serão investidos R$ 15 milhões, ou R$ 12 mil para cada beneficiário.
A ação, explica Suko, foi realizada pela Secretaria de Assistência Social daquele município, mas contou com apoio de uma comissão formada para averiguar a documentação necessária para a contemplação.
“A energia sustentável promoverá maior igualdade social e tem movimentado intensamente o comércio local, principalmente o de setor de energia fotovoltaica, mas não só esse. Lojas de eletrodomésticos daquela cidade já promovem campanhas para vender aparelhos de ar-condicionado. E o dinheiro que iria para a Copel, vai circular nos supermercados, lojas e outros estabelecimentos comerciais do município”, destaca Suko, ao enfatizar que o mesmo pode ser feito em Marechal Cândido Rondon.
Em outra indicação, Suko também propõe à administração rondonense a troca da rede de voleibol da quadra de areia do Parque Ecológico Rodolfo Rodolfo Rieger (Lago Municipal).
(27.11.2023)