Na sessão de hoje (04/03/2021) a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon recebeu Projeto de Lei 07/2021 do Executivo Municipal que autoriza a concessão administrativa de uso de bem imóvel do município, e dá outras providências.

Em resumo é a concessão de uma área de terra para proporcionar melhores condições de cuidados com animais.

Hoje o GRAPA – Grupo Regional de Amigos e Protetores dos Animais, possuem uma pequena área de terra emprestada próximo ao Distrito de Iguiporã, porem o local é extremamente comprometido, pois é uma área de “banhado” o que dificulta muito o manuseio e tratamento de animais, principalmente de grande porte.

Além disso alguns colaboradores relatam a grande dificuldade de se locomover do bairro Augusto até esta localidade por vezes até 2 vezes por dia, sendo mais de 20km cada ida, isto torna o trabalho ainda mais difícil pois nesta área não possui energia elétrica e nem água potável para os voluntários.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP:
http://bit.ly/36XJmKS

Ao todo no momento esta ONG atende aproximadamente 100 animais, entre animais de pequeno porte como cães, gatos e patos, animais de grande porte como vacas, cavalos e éguas e até mesmo alguns animais silvestres como marrecos e pavões.

VEJA ALGUMAS FOTOS:

Após a concessão desta área e a realização de construções adequadas, o GRAPA visa disponibilizar visitas técnicas de alunos das escolas primárias para incentivar a proximidade com os animais, também projeta realizar trabalho de adestramento de animais para ser um serviço de complemento de renda para a ONG, além de dar continuidade do projeto Lar Temporário, que são pessoas que cuidam de animais em suas próprias casas por um período temporário, mas um dos projetos que mais me chamou a atenção é o trabalho de Cinoterapia.

A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. Segundo Jerson Dotti autor do livro Terapia e Animais, “os gregos criavam os cães como terapeutas auxiliares, pois acreditavam que eles tinham a capacidade de curar doenças.”

A Cinoterapia começou no Brasil na década de 50, introduzida pela Pesquisadora e Psiquiatra Dr. Nise da Silveira, tratando os pacientes com esquizofrenia no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Hoje é realizada em vários Estados da Federação, onde são atendidas pessoas de todas as idades em hospitais, asilos, APAEs e outros.

Dentre os benefícios da Terapia Facilitada por Cães, estão:

  • Desenvolvimento de sentimentos positivos;
  • Contato – troca de afeto;
  • Amor incondicional, sem julgamentos;
  • Prazer em rir e brincar com o animal;
  • Sensação de conforto e bem-estar;
  • Estímulo mental, físico e emocional.

A ONG vem realizando um trabalho fantástico dentro de suas condições atuais, mas claro que para cumprir as exigências do Projeto de Lei do Executivo a entidade se compromete a dar início a construção da sede no período não superior a 90 (noventa) dias.

Nos próximos dias os vereadores irão apreciar a matéria e avaliarão esta concessão, onde na minha opinião é mais uma entidade que realiza um trabalho importante em nosso município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *