No último dia 09 acompanhei o lançamento do projeto Ecopontos que disponibiliza créditos para serem utilizados na Feira Sabor e Arte ou na Acempre em nosso município, um projeto idealizado pelo Engenheiro Ambiental do município Marcos Chaves pela secretaria de Agricultura coordenada pelo secretário Adriano Backes, sendo uma iniciativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Um projeto ao meu ver fantástico, lançado na semana comemorativa ao Meio Ambiente que visa promover a consciência da população, incentivando a destinação dos resíduos recicláveis ao Ecoponto em troca de uma vale para utilização em feiras de produtores do município.

O projeto conta com a parceria de várias entidades, entre elas a Itaipu Binacional, Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos (Acempre), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Feira Sabor e Arte, Cooperativa do Agentes Ambientais (Cooperagir) e Associação dos Catadores Amigos da Natureza (Acan).

CLIQUE AQUI – E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Como participar?

Para participar, o morador de Marechal Rondon deve se dirigir ao Ecoponto, no parque de exposições, durante o mês de junho e retirar a ficha de cadastro e o saco de ráfia para armazenar o resíduo reciclável. Depois é só entregar a ficha preenchida, juntamente com o reciclável separado (limpo e seco) e aguardar a homologação da inscrição. O munícipe receberá, via aplicativo, os créditos que poderão ser utilizados na Feira Sabor e Arte ou na Acempre. Todo o material reciclável entregue no Ecoponto é destinado para ACAN e a Cooperagir, que são as organizações de catadores formalizadas no município.

Ecoponto

Além de fomentar a reciclagem, a iniciativa serve para que os moradores aproveitem a estrutura do Ecoponto para a destinação de outros resíduos, como galhos, restos de grama, pequenos volumes de entulhos de construção, madeira, eletrônicos, entre outros.

O horário de atendimento do Ecoponto é de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 11h45 e das 13h30 às 19 horas e aos sábados das 08 horas às 11h45 e das 13h30 às 17 horas.

“Este horário estendido possibilita que a população faça a destinação adequada dos materiais e isso representa economia para o município, que não precisa ir coletar esse material, muitas vezes descartado de maneira irregular, causando muitos transtornos e virando foco de dengue” ressalta o secretário.

Este projeto foi implantado pela lei nº 5.229, de 17 de março de 2021, sancionada pelo prefeito Marcio Rauber, que entende a grande importância deste projeto em nosso município e neste sentido também parabenizo o prefeito municipal por aprovar leis importantes como esta.

Expectativa

Nesta primeira etapa, a expectativa, conforme Chave, é o cadastramento de 200 munícipes, os quais terão oportunidade de participar do projeto entregando o material reciclável no Ecoponto e recendo os vales denominados “Ecopontos” para utilizar em feiras ou ainda reverter os benefícios para alguma entidade assistencial do município, como a Apae ou o Asilo Lar Rodas Unidas.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE

Melhorias do local

“Enquanto participava do evento de lançamento junto com minha assessoria e assessoria do vereador Soldado Sauer pudemos perceber também que é extremamente necessário uma melhoria urgente do acesso ao local, uma vez que com esta iniciativa a expectativa de público aumentará neste ambiente. Neste sentido encaminharemos na próxima segunda-feira durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores uma indicação para que seja melhorado estas condições, conforme imagem abaixo.” comenta Suko.

2 Replies to “Participei do lançamento do Projeto Ecopontos, que gera créditos aqueles que trocam seu lixo reciclável.

  1. Bom dia Suco.
    Faço parte da diretoria da Associação de voluntários Mãos de Rosa (secretaria, responsável pela documentação) e, se possível, gostaria de ter mais informações de como se cadastrar como entidade de atendimento social.
    Obrigada.

    1. Olá bom dia Berenice tudo bem, como você está? Semana passada conversamos com a Laura sobre essa questão. Pedimos os documentos da instituição para poder ver se é possível realizar este cadastro, ela comentou que iria nos passar esta informação. Se possível envie no particular para nós, a Laura já está em contato com meu assessor, peça para ela enviar para ele. Ficamos no aguardo para poder verificar essa possibilidade. Cristiano Metzner O Suko.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *