Na última segunda feira 01/02 estivemos em reunião com o até então Diretor Executivo do SAAE o senhor Gerson Luiz da Silva, onde buscamos informações e explicações sobre a questão da crise hídrica em nosso município além de outras informações sobre o sistema organizacional do SAAE.

Podemos dizer que tivemos uma aula sobre o que acontece em nosso município onde mesmo em um mês como foi janeiro de 2021 ao qual tivemos volumes recordes de chuvas, ainda assim não foi possível evitar o racionamento de água em nosso município.

Segundo Gerson, o que acontece é que “Quando acontece muita chuva no mesmo tempo a captação de águas superficiais é prejudicada pois a água se torna túrbida, ou seja, ela fica marrom e isso não quer dizer que ela é suja porem é imprópria para o consumo humano, não sendo uma água potável.”

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP:
http://bit.ly/36XJmKS

Outro detalhe também é que a maior parte da captação do SAAE é realizado em poços profundos com medida entre 80 a 100 metros de profundida e pode chegar a levar até seis meses em alguns casos para que a água das chuvas de janeiro cheguem até o lençol freático.

“Temos que ser pacientes”

Vimos que o SAAE não para, seus projetos estão a todo vapor para sanar todos os problemas com o abastecimento de água no município. O monitoramentos de fluxo de água do rio Arroio Fundo é um dos casos, e inclusive já está em andamento uma instalação de uma ETA – Estação de Tratamento de Água que terá capacidade de 30 litros por segundo cerca de 2,4 milhões de litros por dia. Gerson acredita que em até 3 meses esta estação estará em funcionamento.

Por vezes eu mesmo “Cristiano Metzner” como cidadão questiono porque da falta d´água em nosso município, mas depois desta visita pude ter uma verdadeira aula sobre o sistema de água do nosso município e pude entender que devemos ter um pouco de paciência pois o SAAE esta sim fazendo o possível para resolver este problema o mais rápido possível.

Cristiano Metzner O Suko

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *