Por meio de requerimento aprovado na sessão de ontem (19), o vereador Cristiano Metzner (Suko) sugere à Prefeitura de Marechal Cândido Rondon que crie a lei para o Programa Bem-Estar do Docente na Rede Municipal de Ensino, o que poderá melhorar os índices da educação municipal através da prevenção da saúde destes profissionais.
CLIQUE AQUI – E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
“Situações de estresse, insatisfações e desmotivações estão presentes no cotidiano dos docentes, já que muitas vezes estendem suas atividades profissionais para o tempo em que deviam cuidar da vida pessoal. Por isso, a implantação de políticas educacionais que levem em conta a saúde física e psíquica dos docentes, além de promover ações que possam prevenir a ocorrência desses desajustes, bem como remediá-los, mediante o oferecimento de atendimento psicológico e físico, é urgente”, avalia Suko.
Para agilizar a implantação da lei para este programa, o vereador encaminhou ao Poder Executivo modelo de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores.
Entre outras ações, o programa poderia promover ações para diagnosticar o quadro de saúde dos profissionais da educação da rede municipal de ensino, com no mínimo, a aferição periódica da pressão arterial e a realização de exames de glicemia; avaliação médica anual do quadro de saúde dos profissionais da educação, conhecido como checkup; campanhas de conscientização e prevenção; acesso a serviços de psicologia; incentivo a atividades coletivas regulares que visem a qualidade de vida dos profissionais da educação, tais como terapia em grupo, educação física, meditação, caminhada, ginástica laboral, entre outros; e ações para identificar e prevenir problemas relacionados à saúde vocal dos professores.
(19.06.2023)
Parabéns vereador pelo cuidado e atenção voltado à área docente. Preocupante e urgente esse quesito. Conte sempre comigo para ações de prevenção e cuidados. Acredito que este é o melhor meio de vivermos bem em sociedade, com saúde, harmonia, equilíbrio. Tds ganham
Gratidão 🙏💗🥰