Propostas foram motivadas após atentado em Blumenau
Na sessão de ontem (10) da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, vereadores somaram esforços para cobrar mais segurança nas escolas e colégios públicos em Marechal Cândido Rondon. Os pedidos, através de requerimentos e indicações, foram motivados por mais um atentado com vítimas em escola, desta vez ocorrido na semana passada em Blumenau (SC).
CLIQUE AQUI – E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
O primeiro requerimento, de autoria dos vereadores Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) e Cristiano Metzner (Suko), é para que o Governo do Paraná retome e amplie o programa “Escola Segura”. O objetivo é permitir que mais municípios sejam contemplados, entre os quais Marechal Cândido Rondon, com a contratação de policiais militares inativos para policiamento de escolas públicas estaduais.
“A intenção é reforçar a proteção de alunos, pais e funcionários, além de prevenir a depredação dos prédios, combater o uso e o comércio de drogas e a prática de bullying. Porém, para que o programa alcance os objetivos, é preciso que o Estado aumente o número de vagas a serem contratadas, além de rever os valores a serem pagos aos policiais da reserva, o que por si só aumentará a procura e participação”, defendem Gordinho do Suco e Suko.
Em outro requerimento, eles também demandam ao governo rondonense que contrate serviço de vigilância para atuar em todas as escolas e creches da rede municipal.
Além disso, em indicação Suko e Gordinho do Suco sugerem a instalação de portas giratórias com detectores de metal nas entradas de todas as escolas municipais, a exemplo da cidade de Chapecó (SC).
“Não precisamos esperar que uma tragédia local aconteça, para só então tomar algumas providências concretas”, reforçam.
Por sua vez, Rafael Heinrich sugeriu a instalação de cercas elétricas sobre os muros de escolas e CMEI´s, bem como interfone com câmera no portão de acesso dos educandários.
Já os vereadores Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca), Iloir de Lima (Padeiro) e Arion Nasihgil solicitaram informações da administração municipal sobre as medidas já adotadas e que ainda podem ser tomadas, visando ampliar a segurança nas escolas e creches municipais.
Além disso, eles também sugerem que, em caráter emergencial, a Prefeitura contrate serviços de vigilância para atuar em todos os estabelecimentos de ensino.
Arion Nasihgil, de outra parte, solicita a construção de um muro no entorno CMEI 24 de Maio, visando trazer mais segurança às crianças e servidores daquele educandário.